NOTÍCIAS

MARACAJU PRESENCIOU A LARGADA DO ESTADUAL DE ENDURO

21/05/2012


ENDURO DE REGULARIDADE
MARACAJU PRESENCIOU A LARGADA DO ESTADUAL DE ENDURO
 
Foram percorridos 85 km de trilhas nas vertentes da Serra de Maracajú
Muita festa, diversão, tombos e adrenalina à solta no percurso
Abertura reuniu 94 pilotos em seis categorias
 
 
 
(Campo Grande/MS) Maracajú assistiu à Primeira Etapa do Campeonato Estadual 2012 de Enduro de Regularidade, ou II Enduro do ‘Vô Zizo’, na manhã deste domingo (20). A prova contou com a participação de 94 pilotos distribuídos em seis categorias: Master, Sênior, Over, Júnior, Novatos e Turismo.
 
A largada aconteceu pontualmente às 8h, com os pilotos ligando motores e iniciando a etapa ao sair do Posto Carreteiro a cada 30 segundos. Eles seguiam para a rodovia Maracajú-Porto Murtinho e entravam na trilha para a Pedreira, enfrentando corredores no meio do milharal, estradas vicinais, mata fechada, o sobe-e-desce da pedreira e mata de cerrado, para, em seguida, deslocar por estradas vicinais até ao 'Loteamento Fortaleza' – o único local no qual o público teve acesso ao evento.
 
No loteamento foi construída a pista de habilidades – um duro teste para os já cansados e esgotados pilotos do Enduro – e, também, parte do percurso com dois Postos de Controle (PC’s). Charco, lama, rampas, saltos, troncos de madeira, toras em sequência, buraco cheio de galhos e folhas, e um trecho arenoso eram os obstáculos a serem vencidos no loteamento. “É duuuro!”, gritou o piloto Sérgio Padilha, da Novatos, ao sair do local, para enfrentar mais trilhas pelas matas e beira de córregos da região.
 
Na pista de habilidades o público se divertiu muito. Foram várias quedas, capotes e tombos que fizeram a alegria da meninada presente: “Vai cair... vai cair... Caiuuuu!”. Houve piloto que contabilizou ‘apenas’ uns 20 tombos durante todo o percurso. Mas cada tombo era motivo de orgulho e de alegria: Mais causos e estórias para contar no bate-papo de uma roda de amigos.
 
“O Enduro de Regularidade tem uma peculariedade singular. Ao contrário de outras modalidades – onde pilotos competem diretamente entre si para ver quem chega primeiro, aqui, o maior adversário do piloto é ele mesmo. Se ele não cumprir a meta estabelecida para cada Posto de Controle (PC) e ‘zerar’ a planilha, ele perde pontos. Vence o piloto que errar menos e for o mais regular dentro da competição”, explica José Di Ciommo Júnior, o “Zizo Maracajú”.
 
 
ALEGRE PERDIÇÃO
 
Fabiano Fontoura, de São Gabriel d’Oeste/MS, participou de sua primeira prova de Enduro ao largar na categoria Novato. “Fiquei um pouco confuso. Me atrapalhei e me enganei em alguns lugares. Creio que faltou experiência para interpretar os dados da planilha”, explicou. Martin Andreatta de Oliveira, também trilheiro de São Gabriel, concordou com Fabiano: “Faltou interpretação da planilha, mas penso que faltou, também, sinalizar melhor as trilhas com ‘bumpings’, principalmente para auxiliar os novatos na competição”, comentou.
 
De fato, no meio da ‘floresta’ havia vários pilotos completamente perdidos ou desorientados, acontecendo diálogos como este:
- Você viu o marco?
- Que Marcos... Não conheço nenhum Marcos!
- Tô falando do ‘Marco’ do PC, pô!
- Vi não... Só tem mato... mato... e mais mato: ‘Mato Grosso do Suulll!!’. Vâmu simbóra, gênti!
- Mas vâmu prá lá, do ôtro lado, qui tâmu perdido i atrasadu”.
 
“Vim aqui para aprender e me divertir. Valeu mesmo”, explicou o piloto campo-grandense Sergio Padilha Ohland, moto #82, categoria Novato. O aquidauanense Fábio Barbier, #554, também participou da prova na categoria Novato: “Estou me preparando para o Brasileiro de Cross Country. Vim apenas conhecer a modalidade. Encontrei algumas peculiaridades que tornam este esporte bem difícil. O percurso possui uma série de armadilhas; trilhas muito técnicas mesmo”, falou.
 
“Tenho de reconhecer o mérito desses pilotos de Enduro, tanto pela competência quanto pelo modo técnico de pilotar, com um olho na trilha e o outro no equipamento de orientação”, completou Barbier, piloto do estadual de Cross Country e que representa MS no Campeonato Brasileiro desta modalidade.
 
FESTA E PÓDIO
 
A chegada aconteceu às 12h20 na pizzaria Fundo de Quintal, parada final e pausa para o almoço. Um a um, eles foram chegando. Felizes, sujos e alquebrados, mas inteiros e vitoriosos – apenas uma motocicleta quebrou e um piloto novato – Rodrigo Marques Macedo – ficou perdido numa área de mata fechada, sendo resgatado às 14hs. “Não consegui acertar o ‘Winner’. Tinha que zerar e começar tudo de novo, toda hora! Embaralhou tudo...”, justificou, sorrindo.
 
Moto parada, entregar GPS, pegar o mapa individual de desempenho aferido, e aguardar o resultado final com a chegada do último piloto e GPS. Em seguida, às 15hs, foi realizada a cerimônia de entrega de troféus aos cinco melhores de cada categoria.
 
O ‘Segundo Enduro do Vô Zizo’ foi sucesso absoluto, ao exceder as expectativas dos organizadores e superar de longe os números do ano passado. “Em 2011 começamos o campeonato com apenas 25 motos e pilotos. Hoje, participaram mais que o triplo de pilotos e, com o desenrolar do campeonato, esse número vai subir”, informa Roberto Dobler, o “Paku”, piloto e membro do Moto Trilha Dourados e um dos organizadores do evento.
 
Em Maracajú, trabalharam no Enduro, entre outros: José Di Ciommo Júnior – o ‘vô Zizo’ (Diretor de Prova); Eduardo Costa Duda (Diretor de cronometragem); e Arthur Aresi (Diretor Técnico), com os dados de GPS cronometrados e organizados por Donizeti Valdir, da empresa paranaense Totem.
 
A Segunda etapa do Enduro de Regularidade está prevista para Corumbá, no dia 24 de junho. Agradecimentos especiais ao Corpo de Bombeiros Militar de MS, à secretaria municipal de Saúde de Maracajú, e aos pilotos: Zizo (Maracajú), Antonio Carlos (Campo Grande), Roberto Dobler “Paku” (Dourados) e ao Carlão de Bonito/MS pela colaboração e apoio no evento.
 
O II Enduro Vô Zizo Maracaju – Abertura do Estadual de Enduro de Regularidade 2012 – contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju/ Deputado Reinaldo Azambuja/ Tornearia Guavira/ Eletro Tintas/ PlantBem/ Posto Carreteiro/ Fazenda Água Rica/ BikeBox/ Exitus Corretora/ Nata Prest Serviços/ e Disk-Sistema. Realização do clube Moto Trilha Dourados e Moto Trilha Maracaju. Organização do piloto José Di Ciommo Júnior, o “Zizo Maracajú”, com o apoio da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FEMEMS).
 
Carlos Marelli
Assessoria de Imprensa – FEMEMS
 
Confira o resultado oficial da Etapa de Enduro em Maracajú:
 
RESULTADOS FINAIS
CATEGORIA MASTER
1° Oraci Scarpato Caneppele – Agrícola Urtigão/Caarapó/MS
2° Inácio Jorge da Silva Junior – Farmanossa/Organização Silva/Deodápolis/MS
3° Alex V. de Oliveira – Rôias Do Cerrado – Itaporã/MS
4° Claudio Kazuyuki Matsuda – Dois Irmãos do Buriti/MS
5° Célio Satoshi Nishimura – Moto Trilha Itaporã – Itaporã/MS
 
CATEGORIA SÊNIOR
1° Celso Honório de Oliveira – Madecelmóveis - Campo Grande/MS
2° Euclides Niehues Junior – Moto Trilha Bodoquena – Bodoquena/MS
3° Roberto Dobler (Paku) – Agro RG Alimentos – Dourados/MS
4° Aaron Rodrigo Mateiro Cirilo – Mercado Cirilo - Deodápolis/MS
5° Alexandre Lima – Moto Trilha Bodoquena – Bodoquena/MS
 
CATEGORIA OVER
1° Gerson Y. Miyazaki – Moto Trilha Dourados – Dourados/MS
2° Marcos Antonio da Silva – Lobo Motos, Lobo Automóveis – Caarapó/MS
3° Onéssimo Roque Caneppele – Agrícola Urtigão – Caarapó/MS
4° Aureo Garcia Ribeiro Filho – Aureo Advocacia S/S – Dourados/MS
5° Edson Rodrigues Moreira Filho – Estação Do Corpo – Dourados/MS
 
CATEGORIA JUNIOR
1° Eduardo de Lima Furlan – Lojas Florai – Caarapó/MS
2° Tiago Aparecido Cardoso – Agripeças – São Gabriel d’Oeste/MS
3° Baltazar Jr P Holsback – Baterias Holsback – Dourados/MS
4° Max Moreira - Leal Divisórias e Forros – Campo Grande/MS
5° Cleber Correa Cardoso – Loja Alice – São Gabriel d’Oeste/MS
 
CATEGORIA NOVATO
1° Ciro Fogaça – Loucos De Pedra - Campo Grande/MS
2° Jeferson Abel – Fazenda Gaúcha – Dourados/MS
3° José Tiago Bonifácio Fontes – Drogaria Laura e Lab. Anderson e Simões – Aquidauana/MS
4° Renato Ortega – Hidrasper Poços Artesianos – Dourados MS
5° Klaus Silveira Weissinger – AnalisÁgua - Campo Grande/MS


ESPORTES

Motocross

Motovelocidade

Enduro

Motocross Nacional

Cross Country

ENCONTROS


[+] MAIS ENCONTROS
FEMEMS

PALAVRA DO PRESIDENTE

DIRETORIA

LINKS

CONTATO

PILOTOS

Motocross

Motovelocidade

Enduro

Motocross Nacional

Cross Country

FOTOS

3° Etapa do Campeonato Estadual de Motocross

Abertura Campeonato Estadual de Velocross 2015

Abertura Campeonato Motocross 2015

2ª Et. do VX em Caarapó, 27/04/2014

1ª Et. do MX em Figueirão - MS 23/03/2014


[+] MAIS GALERIAS

FEMEMS: Rua Dom Aquino, 2232 - CEP 79002-182 - Centro - Campo Grande / MS - TELEFONE: +55 67 3325-6602 / 9994-2102

Av. Barão Homem de Melo, N°4.386 - Cj. 901 - Estoril. CEP: 30494-270
Belo Horizonte / MG TELEFONE: +55 31 3582-1163 / 7814-8788
CONHEÇA MAIS SOBRE A EMPRESA
 
 

MELHOR VISUALIZADO EM RESOLUÇÃO 1024 X 768px OU SUPERIOR.     COMPATÍVEL COM: