Velocross

O que é o VX?
 
O Velocross (VX) é uma modalidade esportiva na qual competem pilotos que utilizam motos Trial ou Off-Road, usadas também no Cross Country, Enduro de Regularidade e no Motocross. A grande diferença é na preparação das motos e no tipo de pista.
 
Na preparação das motos o objetivo é garantir maior potência, aceleração e velocidade em detrimento da suspensão, pois, no Velocross – ao contrário do Motocross – não há obstáculos como saltos, duplos, triplos, mesas, costelas e outros, que exijam uma boa suspensão para absorção de choques.
 
As Pistas
 
As pistas de Velocross são de média para alta velocidade, com traçados sinuosos e muitas curvas. Devem ser gradeadas, niveladas e molhadas para maior proteção dos pilotos. Pode ser inserido no traçado obstáculos tipo rampa ou ‘lançador’ (Um aclive suave para saltos longos, baixos, e de pouco impacto na suspensão).
 
O comprimento oficial da pista é de 1.000 m. Mas podem ser realizadas competições em pistas com extensão mínima de 600 metros e máxima de 1.200 metros. A largura mínima entre “bumpings” (demarcadores de pista) é de 6 metros, com um ideal de 10 metros de largura. O local de largada deve possuir uma largura mínima de 30 metros transversal à pista. A primeira curva deverá ter no mínimo 10 metros de largura.
 
O Campeonato
 
O campeonato sul-mato-grossense 2012 inicialmente prevê de cinco a seis etapas e está dividido em cinco categorias: Cadete, Júnior, Nacional, Open e Sênior. As provas têm um tempo pré-determinado de 20 minutos, mais duas voltas. Apenas a categoria Júnior possui tempo de prova de 15 minutos e mais duas voltas.
 
A sinalização em uma prova de Velocross é idêntica a do Motocross, e ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado.
 
História
 
As origens do Velocross estão no gosto pela aventura na terra. Alguns ‘trilheiros’ apostavam corridas em trechos de terra, usando motos Off-Road. Daí para trazer a modalidade para pistas mais seguras foi um pulo.
 
Nos Estados da região sul do Brasil, a modalidade “Veloterra” é uma das mais tradicionais e possuem os melhores campeonatos do país, com a participação de grande número de pilotos, e um expressivo número de mulheres pilotos.
 
Aqui no Mato Grosso do Sul, o Velocross era conhecido antigamente como ‘Speedway’. Como esta nomenclatura é adotada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para esportes disputados com motos em um circuito interno, fechado e oval, tanto na terra quanto na neve, a FEMEMS, então, adotou a designação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a nomenclatura oficial da modalidade passou de Speedway para Velocross em 2008.


Regulamento
Classificação
PRÓXIMOS EVENTOS

[+] VER TODOS  
NOTÍCIAS


ESPORTES

Motocross

Motovelocidade

Enduro

Motocross Nacional

Cross Country

Velocross

ENCONTROS


[+] MAIS ENCONTROS
FEMEMS

PALAVRA DO PRESIDENTE

DIRETORIA

LINKS

CONTATO

PILOTOS

Motocross

Motovelocidade

Enduro

Motocross Nacional

Cross Country

Velocross

FOTOS

3° Etapa do Campeonato Estadual de Motocross

Abertura Campeonato Estadual de Velocross 2015

Abertura Campeonato Motocross 2015

2ª Et. do VX em Caarapó, 27/04/2014

1ª Et. do MX em Figueirão - MS 23/03/2014


[+] MAIS GALERIAS

FEMEMS: Rua Dom Aquino, 2232 - CEP 79002-182 - Centro - Campo Grande / MS - TELEFONE: +55 67 3325-6602 / 9994-2102

Av. Barão Homem de Melo, N°4.386 - Cj. 901 - Estoril. CEP: 30494-270
Belo Horizonte / MG TELEFONE: +55 31 3582-1163 / 7814-8788
CONHEÇA MAIS SOBRE A EMPRESA
 
 

MELHOR VISUALIZADO EM RESOLUÇÃO 1024 X 768px OU SUPERIOR.     COMPATÍVEL COM: